quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Experiência de saponificação


Propriedades do sabão

PREPARAÇÃO DO SABÃO
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html


Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples.QUESTÃO PRÉVIA
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. Sabendo-se disto, como é possível o próprio sabão retirar "sujeiras" em geral, gorduras e óleos dos utensílios domésticos?TEMPO PREVISTO
Aproximadamente 50 minutos.MATERIAL E REAGENTES

  • 23 mL de óleo vegetal
  • 1 béquer de 300 mL (copo de vidro incolor)
  • 20 mL de etanol (álcool comum)
  • 1 bastão de vidro (colher de sopa)
  • 80 mL de solução de NaOH 25% (soda caústica)
  • 1 funil
  • 150 mL de solução saturada de NaCl (sal de cozinha)
  • 1 papel de filtro (coador de café)
  • ácido acético (vinagre)
  • água gelada
PROCEDIMENTO
1. PREPARAÇÃO DO SABÃO

  1. Transferir 23 mL de óleo vegetal para um béquer de 300 mL.
  2. Adicionar 20 mL de etanol e 80 mL de NaOH 25%.
  3. Adicionar lentamente ácido acético e controlar o pH entre 6 e 7 com a ajuda de papel indicador (ou papel de tornassol).
  4. Aquecer lentamente em banho-maria, agitando constantemente com um bastão de vidro. Seja cuidadoso, pois o álcool é inflamável.
  5. Após cerca de 20 minutos o odor do álcool deverá desaparecer, indicando o final da reação. Deverá se observar a formação de uma massa pastosa, contendo sabão, glicerol e excesso de NaOH.
  6. Usar um banho de gelo para resfriar o béquer.
  7. Para precipitar, ou "salt out" o sabão, adicionar 150 mL de solução saturada de NaCl, agitando vigorosamente. Este processo aumenta a densidade da solução aquosa e o sabão irá flutuar.
  8. Filtrar e lavar com l0 mL de água gelada.
Preparo das Soluções

  • Solução Saturada de NaCl - Adicionar 150 mL de água à cerca de 150 gramas de sal de cozinha. Agitar bem.
  • Solução de NaOH 25% - Adicionar 25 gramas de NaOH em 100 mL de água. Agitar até a dissolução total. Cuidado a reação é exotérmica!


PROPRIEDADES DO SABÃO
Este experimento tem como objetivo verificar algumas propriedades do sabão produzido anteriormente.QUESTÃO PRÉVIA
"As donas de casa normalmente associam a eficiência de um detergente ou sabão com a quantidade de espuma que a mesma provoca."
Para um químico, a frase acima está correta ou incorreta? Por que?TEMPO PREVISTO
Aproximadamente 30 minutos.MATERIAL E REAGENTES

  • tubos de ensaio
  • suporte para tubos de ensaio
  • papel indicador
PROCEDIMENTO
2. PROPRIEDADES DO SABÃO
2.1. PROPRIEDADES EMULSIFICANTES

  1. Agitar 5 gotas de óleo mineral num tubo de ensaio contendo 5 mL de água. Observe a formação temporária de uma emulsão água-óleo.
  2. Repetir o mesmo teste, adicionando um pequeno pedaço do seu sabão antes de agitar. O que acontece com a emulsão água-óleo?
2.2. TESTE DE ALCALINIDADE
Usar o tubo do ítem 2 do teste anterior, testando com papel indicador. Qual é o pH aproximado de sua solução?
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ao contrário do que se pensa, o sabão por si só não limpa coisa alguma. Essa aparente contradição pode ser entendida quando se sabe que os detergentes - entre os quais a forma mais simples e conhecida é o sabão - são agentes umectantes que diminuem a tensão superficial observada nos solventes, permitindo maior contato dos corpos com os líquidos, que realmente limpa.
O sabão é obtido fazendo-se reagir ácidos graxos com óleos, numa reação chamada saponificação. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina (oleatos, estearatos e palmitatos) nas substâncias gordurosas.
A saponificação é feita à quente. Nela a soda ou potassa atacam os referidos ésteres, deslocando a glicerina e formando, com os radicais ácidos assim liberados, sais sódicos ou potássicos. Esses sais são os sabões, que, passando por um processo de purificação e adição de outros ingredientes, transformam-se nos produtos comerciais. Os sabões produzidos com soda são chamados de duros, e os produzidos com potassa, moles.
Embora a maior parte dos detergentes seja destinada à limpeza com água, existem alguns produzidos para limpeza com outros solventes, como no caso dos óleos para motores, onde a água não pode ser usada. Nesse caso, o sódio e o potássio são substituídos por metais, como o chumbo ou o cálcio.
Os sabões e os detergentes possuem as mais diversas aplicações, que vão desde a limpeza doméstica até industrial. Sua tecnologia, pouco desenvolvida até 1934, evolui bastante a partir dessa época, tornando sua produção altamente industrializada.
Fig. 1 - À esquerda: Óleo quente e álcalis concentrados são misturados. Aquecida com vapor, a mistura sofre um processo químico chamado de saponificação. Centro: Salmoura fresca é adicionada a mistura, a fim de separar da solução o sabão formado. No fundo do recipiente acumula-se uma mistura de salmoura e glicerina, chamado de Barrela. A direita o sabão grosso é submetido à fervura para que todo o sal seja removido. Menos dura que os resíduos, sobrenada uma camada de sabão puro.


Fig. 2 - A molécula do sabão consiste em uma longa cadeia de átomos de carbono e hidrogênio (branco e preto) com átomos de sódio e oxigênio (azul e vermelho) em uma de suas pontas. Esta estrutura molecular é responsável pela diminuição da tensão superficial da água.
Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os grupos hidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os grupos hidrofólicos (que têm afinidade pela água). As partes não-polares de tais moléculas dissolvem-se em gorduras e óleos e as porções polares são solúveis em água. A capacidade de limpeza dos sabões e detergentes depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em um envelope solúvel em água, a micela (Fig. 3). Partículas sólidas de sujeira dispersam na emulsão.
Fig. 3 - Interface da micela com um meio polar. Emulsificação de óleo em água por sabões. As cadeias hidrocarbônicas não-polares dissolvem-se em óleo e os grupos iônicos polares em água. As gotículas carregadas negativamente repelem-se mutuamente.
Os sabões, mistura dos sais de sódio dos ácidos graxos em C12 e superiores, são ineficientes em água dura (água contendo sais de metais mais pesados, especialmente ferro e cálcio). Os sabões são precipitados da água dura na forma de sais insolúveis de cálcio ou ferro (note, por exemplo, o anel amarelado das banheiras). Por outro lado, os sais de cálcio e ferro de hidrogeno-sulfatos de alquila são solúveis em água, e os sais de sódio destes materiais, por exemplo,
CH3(CH2)10CH2OSO3-Na+(Lauril-sulfato de sódio)
conhecidos como detergentes, são eficientes mesmo em água dura. Estes detergentes contêm cadeias alquídicas lineares como as gorduras naturais. Como são metabolizados por bactérias nas estações de tratamento de esgotos, chamam-se detergentesbiodegradáveis.

CURIOSIDADES
Os sabões são feitos pela saponificação de gorduras e óleos. Qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal de ácido é chamada uma reação de saponificação. Um subproduto da manufatura de sabões é a glicerina, da qual pode-se obter a nitroglicerina, um poderoso explosivo. Durante a I e II Guerras Mundiais, as donas de casa guardavam o excesso de óleo e gorduras de cozinha e o devolviam para a recuperação da glicerina.

Os detergentes e o problema da poluição: Nos EUA é ilegal a comercialização de detergentes não-biodegradáveis. No começo da década de 60 enormes quantidades de detergentes que continham cadeias alquídicas ramificadas estavam sendo usadas. Estes detergentes não eram degradados pelas bactérias e apareciam na descarga dos esgotos nos rios, fazendo com que mesmo os grandes rios como o Mississipi se tornassem imensas bacias de espumas.
Vários detergentes muito eficientes não espumam em água. Embora os trabalhos de laboratório tenham mostrado que o grau de formação de espuma tem muito pouco a ver com a eficiência do detergente, mas as donas-de-casas geralmente associam a espuma com a eficiência. Por isto, os fabricantes freqüentemente adicionam agentes espumantes aos seus produtos.
QUESTÕES

  1. O que são grupos hidrofóbicos e hidrofólicos?
  2. Como ocorre o processo de eliminação da "sujeira" (gordura)?
  3. Qual a finalidade de se adicionar ácido durante a preparação do sabão?
  4. Comparar a aparência das duas emulsões realizadas no item 2.1. (Propriedades Emulsificantes).
RESPOSTAS

  1. Grupos hidrofóbicos são aqueles grupos que não tem afinidade pela água, ou seja, moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, e grupos hidrofólicos são aqueles que têm afinidade pela água, ou seja, são os grupos polares.
  2. O processo de eliminação da sujeira depende da capacidade de limpeza dos sabões e detergentes, ou seja, depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em um envelope solúvel em água, a micela (Fig. 3), e então as partículas sólidas de sujeira dispersam na emulsão.
  3. A finalidade de se adicionar ácido durante a preparação é controlar o pH na faixa da neutralidade, pois não é aconselhável utilizar sabões que contenham pH muito básicos ou muito ácidos.
  4. No sistema água-sabão observa-se apenas uma fase com a formação da espuma. Já no sistema água-óleo observa-se duas fases e ao adicionar-se o sabão não se observa a formação da espuma.
BIBLIOGRAFIA
- Allinger, Norman L. Química Orgânica. Segunda edição, Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 1976.
- Civita, Victor. Enciclopédia do Estudante. Volume 8, Editora Abril Cultural, São Paulo, 1974.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Concurso Desafios Química Nova Interativa (QNInt)

Concurso Desafios Química Nova Interativa (QNInt)


Estão abertas as inscrições, até 20 de agosto, para o concurso Desafios Química Nova Interativa (QNInt), promovido pela Sociedade Brasileira de
Química (SBQ), que pretende, com a iniciativa, ressaltar a importância da química no cotidiano das pessoas.

Podem participar alunos do ensino fundamental ao ensino superior, enviando trabalhos em vídeo, música ou paródia. A participação é gratuita e não há quantidade limite para o envio de material.

A seleção ocorrerá em duas fases. Na primeira, os trabalhos serão colocados no site do evento para votação dos internautas. Os 20 trabalhos mais votados passarão para a segunda fase, na qual serão julgados a criatividade, a qualidade conceitual e o acabamento técnico.

Os autores do melhor trabalho de cada categoria (ensino fundamental, médio e superior) ganharão um netbook e uma medalha da SBQ. Os segundos colocados receberão menção honrosa e medalha da SBQ.

Trabalhos com erros conceituais, problemas técnicos, conteúdo ofensivo e linguagem vulgar ou que não atendam à proposta temática serão automaticamente desclassificados.

A premiação está prevista para o dia 20 de outubro.

Mais informações e inscrições no site: http://qnint.sbq.org.br/desafios/index.php


Desafios QNInt - 1ª Edição – 2013



Em 2013 a Sociedade Brasileira de Química lança os Desafios Química Nova Interativa, premiando jovens criativos que gostam de Música, Vídeo e Química.


Quais são os desafios?
O desafio da QNint é o desafio dos Químicos: valorizar a importância da Química nas nossas vidas.

Você pode participar em três modalidades:


QNint Videos: para quem sabe fazer vídeos e animações.
Quimúsica: para quem sabe cantar ou tocar um instrumento, sozinho ou num grupo, com composição própria, em qualquer gênero musical.
Karaoquímica: para quem não sabe tocar, mas gosta de cantar e é bom de letra, criando paródias de músicas existentes

Seja qual for o seu talento musical, use a criatividade para manter acesa a mensagem do Ano Internacional da Química - Química para um mundo melhor!

Quem pode participar?


Podem participar dos desafios estudantes de qualquer nível educacional, do ensino fundamental ao ensino superior.
Para participar cadastre-se aqui e envie sua produção. Seu trabalho será colocado no ar para livre acesso e votação dos internautas.
Participe com quantos trabalhos quiser! A participação é gratuita.

Como será a premiação?


Será premiado o melhor trabalho em cada tipo de desafio para cada uma das categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Cada premiado receberá um netbook com o pacote QNint tools e uma medalha da SBQ.
Os segundos colocados em cada categoria receberão menção honrosa e medalha da SBQ.
Cada participante pode concorrer nas três categorias, mas poderá receber apenas um prêmio.

Como serão escolhidos os vencedores em cada categoria?


A seleção será feita em duas etapas.

Primeira etapa: serão selecionados os 20 trabalhos mais votados pelos internautas em cada categoria.
Segunda etapa: os 20 trabalhos mais votados em cada categoria serão classificados levando-se em conta a criatividade, qualidade conceitual e acabamento técnico.

Serão automaticamente excluídos trabalhos:
  • com erros conceituais graves ou com muitos erros conceituais
  • com problemas técnicos que impeçam a reprodução
  • que contenham conteúdo ofensivo de qualquer natureza
  • que utilizem linguajar vulgar ou chulo
  • que não contemplem a proposta temática dos desafios, como por exemplo músicas para memorizar fórmulas ou símbolos da tabela periódica
Quais as datas importantes?

20 de agosto de 2013 : Encerramento das submissões e da votação online
20 de setembro de 2013 Divulgação dos resultados
20 de outubro de 2013 Premiação em local a definir.

Esta notícia foi publicada no site Sociedade Brasileira de Química. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.

terça-feira, 23 de julho de 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Levantamento Arbóreo"


      Alunos do  2  ̊  ano  A, da Escola Luiz da Costa Falcão, receberam  orientações, como fazer o levantamento arbóreo. Atividade que será realizada no bairro de cada aluno, eles deverão, reconhecer as árvores, colocar o  nome cientifico e popular, sua região, altura e  circunferência do tronco.
Tendo como objetivo de produzir  um artigo cientifico sobre a identificação arbórea dos seus respectivos bairros.









terça-feira, 23 de abril de 2013

Prorrogado o prazo de inscrições para seleção do curso Equidade na Pós-Graduação

Pesso@l bom dia!!! peço que divulguem na rede de vocês - a prorrogação do edital de seleção do projeto Equidade.
Dia 13/05 divulgo a lista definitiva dos selecionados. Está previsto o início do curso para 18/05/2013.
Abraço e conto com a compreensão.
Profª Eva
Prorrogado o prazo de inscrições para seleção do curso Equidade na Pós-Graduação

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o processo seletivo do curso “Equidade na Pós Graduação: o acesso de populações subrepresentadas”, visando o preenchimento de vagas remanescentes. O curso é oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Financiado pela Fundação Ford e a Fundação Carlos Chagas tem o objetivo de preparar negros e indígenas para concorrerem a programas de pós-graduação stricto sensu.

Estão abertas 11 vagas na UCDB, em Campo Grande e 32 vagas na UEMS, em Dourados. Para participar do processo de seleção, é necessário ter diploma de graduação. Agora, além de negros (pretos e pardos) e indígenas, pessoas provenientes de assentamento ou quilombo ou em situação de vulnerabilidade sócio/econômica e professores da rede pública de ensino também podem participar do processo seletivo.

Na UEMS estão abertas 6 vagas para negros (pretos e pardos); 4 vagas para indígenas; 10 vagas para professores da rede pública e 12 vagas para pessoas provenientes de assentamentos ou quilombos e/ou em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. Na UCDB há 3 vagas para negros (pretos e pardos); 2 vagas para indígenas; 3 vagas para professores da rede pública e 3 vagas para pessoas provenientes de assentamentos ou quilombos e/ou em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. O critério adotado para a identificação do segmento de cada candidato será o da autodeclaração.

Curso Equidade

O curso é gratuito. Tem carga horária de 200 horas e terá atividades obrigatórias como encontros, aulas práticas, tutoria e avaliações. Essas atividades poderão ser desenvolvidas, a critério da coordenadoria do curso, às sextas à noite, sábados, domingos e/ou feriados, conforme cronograma. As matérias oferecidas são Português Acadêmico, Língua Estrangeira (Inglês), Metodologia de Pesquisa e Projetos e Seminário de Projeto de Pesquisa.

Na Católica, o curso é coordenado pela professora Eva Maria Ferreira e na UEMS pela professora Beatriz Landa. As atividades têm início no dia 18 de maio. Confira o edital de preenchimento de vagas remanescentes, o novo calendário do processo seletivo e demais arquivos para inscrição no anexo desta notícia.


--
Eva Maria Luiz FerreiraPrograma Kaiowá/Guarani - NEPPI
Projeto Rede de Saberes
Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Telefone: (67) 3312-3590 ou (67) 3312-3591 fax 3312 3608
Site:
www.ucdb.br
Twitter: @UCDBoficial
Facebook: UCDBoficial

terça-feira, 2 de abril de 2013

Questões do Simulado 3 ano



1)  Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso.  Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas.  A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd
e) DD x DD

2)  Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc   
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

3)  De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas.  Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB
b) VB x VB
c) VB x VV
d) VB x BB
e) BB x BB

4)  (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2
b) 1/4
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

5)  (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis.  Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis.  A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

6) (FEEQ-CE-79) O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).


 
                                  1            2

          3          4           5                6       7
                                               8

            Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:

a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.
b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.
c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.
d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.
e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.

7)  (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.
o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

9)  (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário.  Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

10)  A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

11) Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais.  O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos.  Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a)  irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
b)  irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
c)   irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
d)  irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
e)  irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

12) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa
b) não-dominância ou co-dominância
c) recessividade
d) dominância
e) polialelia

13) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

14) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.


15) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino;  ( b ) o homem é um albino, a  mulher  é normal  mas o pai dela é albino;   ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
e) 25%; 100%; 10%

16) (UFBA) No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relação à polidactilia:


 









a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos.
b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos.
c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos.
d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos.
e) pais normais originam individuos heterozigotos.

17) (PUC-SP) A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de semente heterozigota deverá produzir:

a) cajus vermelhos, vermelho-amarelados e amarelos, na proporção de 1:2:1.
b) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.
c) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.
d) apenas cajus amarelos.
e) apenas cajus vermelhos.

18) (F. OBJETIVO-SP-83) A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.


 
                                          1              2



                        3              4                  5            6




                                  7                     8         9       10

Nesta genelalogia os genótipos que não podem ser determinados são os dos indivíduos:

a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 6
c) 3, 5 e 6
d) 3, 8 e 10
e) 7, 8 e 10

19) (FUCMT-MS-83) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:

a) zero
b) 90
c) 180
d) 270
e) 360







20) No monohibridismo com dominância intermediária (semidominância ou co-dominância), as proporções genotípicas e fenotípicas, em F2 , serão, respectivamente:


a) 3:1  e  1:2:1
b) 3:1  e  3:1
c) 1:2:1  e  3:1
d) 1:2:1  e  1:2:1
e) 1:3:1  e  3:2

21) (UECE) Um grupo de coelhos de mesmo genótipo foi mantido junto em uma gaiola e produziu 27 animais de coloração escura para 9 de coloração clara. Admitindo-se para C o gene dominante e c para o gene recessivo, qual o genótipo dos animais, respectivamente para machos e fêmeas?

a) CC x cc
b) Cc x CC
c) cc x cc
d) CC x CC
e) Cc x Cc

22) (UFSCAR) Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.











23) (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

CRUZAMENTO
RESULTADO
I x aa
100% púrpura
II x aa
50% púrpura; 50% amarela
III x aa
100% amarela
IV x Aa
75% púrpura; 25% amarela


Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II                        b) II e III                    
c) II e IV                    d) I e IV                             e) III e IV

24) (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.
b) Ambos os pais são homozigotos.
c) Ambos os pais são heterozigotos.
d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.
e) As suposições a e c são aceitáveis.